Há tosse

por Thiago Gomes

Pulmões Vermelhos E Alaranjados Com Borrões Brilhantes Da Pintura  Ilustração Stock - Ilustração de sumário, medicina: 138113631

Todo médico atento saberia diagnóstico diferencial de tosse crônica em adultos. Uma questão de script. Asma, sinusite e refluxo. São entidades separadas, cada uma de uma especialidade diferente: pneumo, otorrino e gastro.

Como cuidar delas separadamente? Como coordenar cuidados nesse contexto?

Bem, no aniversário de 50 anos, ela queria comemorar de um jeito diferente.

Após a separação que ocorrera há 6 meses, andava mais cabisbaixa, nada que um inverno nada rigoroso não submetesse. Ela sucumbiu finalmente, veio a crise que forçou o encontro.

Por que não o pronto socorro? Por que não o especialista em tosse?

Dessa vez não era a tosse o problema, era dispneia – a falta de ar.

Sim, ela tinha fome de ar. Estava acima do peso que dessa vez o vazio necessitava de uma compreensão maior. Entre fôlegos, suspiros, sonhos, choros, saturações, inalações e puffs de aerossóis, o sol renasceu, a vida voltou a ter….

A fazer sentido

A terapia imposta é certeira – primeiro descanse, segundo cheire, terceiro come e sem regurgitação. Na verdade, mais que comer, engolir tantos problemas, tantas pressões, tantas gerações…e num simples genograma a visualização de tanto sofrimento, tanta carga, tanto peso…

Não era uma simples tosse, nunca foi a tosse o problema, ela – a tosse e todos os diagnósticos colocados em hipótese, confirmados ou não por meio de testes complementares – eram a resposta que aquele ser humano encontrou para dar sentido à vida, uma pesada vida.

E meio século foi necessário para ela voltar a viver com mais leveza, sentindo um fluxo, uma fluidez no viver. Foram necessárias duas semanas na APS.

Sim, ela passou em apenas em médico e em três encontros – um para asma, outro para o refluxo e o último para a sinusite – foram as mazelas cuidadas, olhadas, exploradas, extirpadas, eliminadas.

E a tosse?

Diga 33…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s