Superando medos e adversidades

ansiedade-medo-0517-1400x800

por Lucas Felipe Gomes*

Olá, meu nome é Lucas, e como todo jovem eu tinha sonhos e projetos.

Mas por divergências da vida, alguns desses sonhos e projetos foram interrompidos, e então com o passar do tempo por achar que nunca mais eu iria retornar e alcança-los, eu me desesperei e não enxergava uma saída. Desde então comecei a apresentar quadro clínico de ansiedade.

Eu já não conseguia dormir, não me achava capaz de nada, achava que iria acabar tudo pra mim a qualquer momento, frequentava o pronto atendimento (P.S.) toda noite. Me dopavam de Diazepam e outros medicamentos. Eu tinha dificuldade em externar meus problemas, pois tinha o tempo todo que me fazer de forte, e quando raramente eu deixava aparecer meus medos eu ouvia quer era frescura, que era normal. Quando eu cometia alguns pequenos deslizes logo eu ouvia: “Mano, você?! Quem diria!”

Eu não consegui manter essa situação, comecei a ter falta de ar, coração acelerado, e não achava um meio de resolver e nem quem pudesse me ouvir sem fazer julgamentos ou dizer que não esperava isso de mim. Então procurei ajuda no posto de saúde, mesmo achando que não ia funcionar mais uma vez, e então passei por uma consulta com o Dr. Pedro.

Ele ao avaliar meu quadro clínico fez com que eu me sentisse a vontade, me estimulando a externar algumas questões que me afligiam. E iniciamos um tratamento que chamamos de Resolução de Problemas. Ele me ajudou a enxergar que tenho que dividir por etapas e tentar resolver uma coisa de cada vez, e entender que eu não posso controlar o que as pessoas pensam de mim, e que não posso me cobrar em relação a isso, porque as vezes o meu melhor não é o bastante, e os outros se decepcionarem mesmo assim.

Ele me ajudou a ver que nunca é tarde pra correr atrás do que sonhamos. Planejamos e consegui resolver várias questões que achava que não tinha mais jeito e retomei todos os sonhos e projetos que tinha. Um deles era cursar enfermagem e finalmente consegui realizar esse feito. Agradeço muito a ajuda prestada pelo Dr. Pedro. As vezes tudo que uma pessoa precisa é alguém que possa ouvi-la e tentar entendê-la.

 

*Lucas é paciente do Dr. Pedro Oliveira, médico de família e comunidade em São Carlos-SP, que após uma experiência bem-sucedida ao usar a Terapia de Resolução de Problemas encorajou seu paciente a escrever sobre o processo. Ele encarou o desafio e autorizou a publicação do texto no blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s