Riscos laborais

por César Monte Serrat Titton

Coronavírus: ônibus lotados preocupam passageiros em meio à pandemia

Junho: enquanto eu atendia Maria por dores nas pernas, ela me explica que segue trabalhando como empregada doméstica durante a pandemia e que não tem sido possível manter distanciamento no ônibus e no trabalho – aliás, ela conta que o patrão costuma vir tossir perto dela, de propósito, “brincando”: “olha o corona!” – o que lhe parece apenas uma brincadeira sem graça, e que ela não teria o que fazer a respeito… Converso sobre o risco disso, e talvez sobre usar máscaras no trabalho, mas não se sente a vontade para tal. Hesita quando indico atestado para três dias de afastamento para tratar das pernas pelo medo de perder o emprego e “porque eles não conseguem ficar sem mim”…

Julho: numa manhã em que eu estava na sala da Unidade de Saúde dedicada para atender suspeita de Covid-19, chega Maria, com tosse e falta de ar… Quando pergunto se teve algum contato com alguém com Covid-19, ela explica que o patrão foi internado, “mas disseram que é por uma pneumonia que não é do coronavírus” – embora ela desconfie que possa ser… Dessa vez, quando ela conta de novo de quando o patrão tossia perto dela de propósito, o tom passou a ser de indignação. Aceita atestado para completar afastamento de 14 dias sem problemas.

Agosto: Maria volta, já quase totalmente recuperada de Covid-19, que chegou a ficar de intensidade moderada, não precisou internar. Esteve duas semanas sem trabalhar e melhorou das dores nas pernas mas, assim que voltou a lida, voltou a ter a dor nas pernas, agora também nos pés. Pergunto dos familiares, seu filho até teve sintomas respiratórios leves, mas já melhorou. Aí ela conta que o patrão morreu – de Covid-19 mesmo… 

Um comentário sobre “Riscos laborais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s