Por Arthur Fernandes, médico de família e comunidade

E o que tem demais?
Nada. Foi “só” uma noite sem sonhos, antes do primeiro dia como novo médico de uma equipe de saúde da família.
A história é conhecida: na atenção primária; no SUS; área vulnerável; população de características muito particulares, último médico pediu para sair há um ano; demanda bastante reprimida; poucos olhares sobre o território – número pequeno de agentes comunitários de saúde. Eu disse número pequeno? Na verdade, só uma agente mesmo.
Mas o médico chegou. Eu cheguei. Cheguei? Cheguei!
Formação em medicina de família e comunidade, preparado para encarar as vulnerabilidades das pessoas, deficiências do sistema, diálogos com a gestão dos serviços e lideranças locais e organização da equipe e processos. E o burnout, claro – psicoterapia em dias.

Ressalte-se: preparado significa (1) previamente exposto à situações parecidas; (2) alguma experiência em lidar com as mesmas e (3) percepção (dolorosa) de que não é possível abraçar o mundo com as pernas.
A expectativa era “só” encarar o que já conhecia e conhecer coisas novas, tentando aprender pelo caminho.

Mas esse início se deu no meio da maior crise de saúde pública internacional das últimas décadas – a pandemia de coronavírus. Daí uma noite sem sonhos. Contextualizando: uma noite de sono sem sonhos após duas noites de insônia e dias de cochilos com pesadelos.

Engraçada o tal do medo: muda de cor, cheiro, rosto. Vai de pavor e monstros seguidos de um pulo da cama até ansiedade e previsões assombrosas sobre o que está por vir. Vai de terrores coloridos e barulhentos em sequência até uma angústia monocromática e silenciosa que só se percebe após despertar.

Ontem à noite eu não sonhei. Sigo na expectativa de hoje.
30/03/2020
Brasília, DF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s