Dona Maria

por Amanda Jéssica*

Entrando no consultório hoje, encontrei com Dona Maria, 87 anos, alma leve e sorriso raro. Me vendo, logo gargalhou, perguntando: “o que você tem feito que sempre que venho parece mais jovem?”. Acreditando na máxima “a beleza está nos olhos de quem vê”, apenas sorri de volta e disse: “é o amor, Dona Maria, deve ser o amor…”.
Sem delongas, o consultório se fez lugar de afeto. A anamnese foi colhida com descontração, o exame físico foi realizado por uma das minhas alunas de forma tão leve e divertida, que mal parecia que tudo aquilo era de verdade. Dona Maria foi se estendendo sobre o amor romântico, acreditando que, de fato, eu parecia cada vez mais bela pelo amor a que somos acostumados e que tanto dá vida e, por vezes, destrói corações. Falou sobre ela, sobre a sua viuvez e, até, combinamos de que, se ela arranjasse um namorado, poderíamos combinar de sair e conversar. Dá para crer? Porque a jovialidade que Dona Maria vê em mim, na verdade, mora nela.
Ao sair, perguntou quando era meu aniversário e também se eu aceitaria, de presente, “uns paninhos da Narciso”. “Ah, Dona Maria, pode trazer, eu quero…”, nem pensei e respondi.
Mediquei Dona Maria, pedi novos exames, orientei, apertei a sua mão e, em silêncio, agradeci: naquele momento, fiquei mesmo mais bela e me senti, de fato, mais jovem, mais renovada, mais genuína. Não era o amor romântico a que eu me referia no começo da consulta. Era outro, mais divino, mais singelo, mais puro e mais feliz. Mas era o amor.
Indubitavelmente, Dona Maria, só podia ser o amor…
(Texto do meu livro “Sejam Corajosos No Amor”)
*Amanda Jéssica Bernardo da Silva
R2 de MFC UFRN/HUOL
@cuidardegente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s