A verdadeira glória, como médico de família e comunidade

por Thiago Dias

Resultado de imagem para no topo do mundo

Dona Izilda, 77 anos, vem a uma consulta de rotina, paciente com histórico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo 2. Aquela paciente que a maioria dos colegas gosta de atender, faz tudo direitinho, segue à risca as recomendações dos profissionais da saúde.

“Vou ver como está dona Izilda, checar suas receitas, solicitar os exames complementares necessários, tranquilo… Será uma consulta sem problemas”, pensei antes da senhora adentrar no consultório.
“Bom dia dona Zildinha, vamos ver como estamos indo?”
“Olha doutor, antes do senhor começar, só uma coisinha: muito obrigado pelo trabalho que o senhor e a equipe do postinho vem fazendo comigo e minha família! A gente ouve tanta coisa por aí, que postinho de saúde não presta, demoram as coisas para acontecer, as consultas… Mas isso tudo fica pra trás quando temos AMIGOS que cuidam da gente com carinho, e vocês são considerados mais que meus amigos, são minha FAMÍLIA!”.
Longe de mim deixar a soberba subir a cabeça, e sair me glorificando por aí. É o meu trabalho, é o nosso trabalho, escolhi esta profissão e essa especialidade por puro gosto.
Lembrei-me de um professor, quando ainda era interno do 5 ano: “…se for para se glorificar de algum ato feito, vai pro seu banheiro, sozinho, olhe-se no espelho, bata as mãos na cabeça – como um afago – e diga PARA VOCÊ mesmo, muito bem fulano!”… E basta.
Fiz isso, assim que cheguei em casa. Rolou uma lágrima, aquela que traduz, pelo menos para mim, que apesar das precárias estruturas nas quais contamos, muitas vezes, para trabalhar, como me sinto feliz e realizado na MFC! Uma abraço a todos os colegas guerreiros da MFC!
*MFC=Médicos de Família e Comunidade

Um comentário sobre “A verdadeira glória, como médico de família e comunidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s