Eu fiz totô!

barreiras

 

Por: Rômulo Rocha*

Ele só tinha dois anos de idade e confesso que foi difícil imaginar como eu poderia ajudar aquele pequeno garotinho a superar a primeira dificuldade de sua vida: constipação intestinal.

No início, fiquei bastante resistente, pois achei que o profissional mais indicado para tratar do assunto não seria um Psicólogo. Acontece que depois de passar por alguns especialistas, nosso pequeno, que defecava a cada duas semanas e ainda com ajuda de supositório, havia agora desenvolvido um medo a mais: pessoas com jaleco branco.

Aceitei o desafio.

No primeiro encontro, já com uma vestimenta adequada para nosso rapaz, tornei-me o Pofessô Rômu. Aprendi a construir casinhas de LEGO, fui jogador de futebol, desenhista, super-herói, palhaço, caminhoneiro, policial e até piloto de avião. Cada encontro era uma aventura.

Até que numa manhã, enquanto sobrevoávamos juntos a salinha com nossos super-jatos de papel, ele apertou forte a minha mão, olhou-me com um olhar de medo e disse:
– Eu quero o papai!
Eu quis chamar o seu pai, mas antes que eu levantasse, ele apertou novamente a minha mão, e, de repente, com uma carinha de alívio, começou a gritar:
– Pofessô Rômu, eu fiz totô!!! Eu fiz totô sozinho, pofessô Rômu!!!

Ele repetiu isso por mais algumas vezes até levantar-se, abrir a porta da salinha e mais rápido que nossos super-jatos, sair correndo para contar a notícia ao pai e toda clínica.

Foi difícil não conter o riso vendo aquela cena, mas alegria maior foi poder contribuir para, talvez, a primeira conquista da vida daquele rapazinho.

Não importa quão grande ou pequena, simples ou complexa, seja uma limitação, quando temos uma relação de confiança e cuidado, quebramos barreiras. Um garotinho de dois anos me ensinou isso.”

 

*Rômulo é psicólogo e auscultador de estórias.

Se você quiser também escrever para nós envie seu causo para causosclinicos@gmail.com

Siga-nos também no Facebok e Instagram: Causos Clínicos.

Agora o Causos também tem um livro impresso!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s