Plantão de histórias

por Arthur Fernandes

Resultado de imagem para cuidados paliativos

Seu D. tem 82 anos e por muito tempo da vida foi um cabra macho do Nordeste, gerindo do trabalho simples à vida dos familiares.
Hoje eu conheci seu D. pelas palavras da esposa e de um filho, que o trouxeram ao plantão por ter engasgado em casa várias vezes, ficando com dificuldade para respirar.
Restrito à cama, precisava de ajuda para toda e qualquer atividade há mais de 5 anos, devido ao “alemão” (demência de Alzheimer) e ao Parkinson.
Depois de algumas medidas, ele já conseguia respirar melhor, e daria para terminar de se tratar em casa. Depois do alvoroço:
– Dona I. (esposa), como que era a vida dele antes dessa doença?
– Ah, dotô, o senhor sabe, né, eu tô com ele só há 20 e tantos anos, mas quando a gente se juntou ele já fumava tanto… Depois que o Parkinson pegou ele, e teve a queda, nunca mais foi o mesmo. Agora eu sei que ele tá se entregando, tá indo…
– Entendo… Ele era bem ativo, né?
– Era, dotô, muito. Ficar em cima de uma cama pra ele é ruim demais… Tem gente que diz que ele não entende mais as coisas, mas comigo ele faz tudo.
– Sei… Ele entende a senhora?
– Eu que entendo ele, sabe, dotô? Eu presto atenção em tudo pra poder saber o que ele tá sentindo (e me conta da troca de fraldas e ao preparo das comidinhas dele). Por isso eu não queria que ele sofresse mais, dotô. Com aquelas mangueiras na boca, aquela operação no pescoço… Isso é maltratar demais… (chora baixinho, contido…). Eu só queria levar ele pra casa.
– Entendo, dona I. Também acho que ele não precisa sofrer assim, com esses procedimentos desnecessários. Vai trazer mais mal do que bem, né?
– É, o dotô já me explicou. Agora eu quero levar ele pro cantinho dele, só…
– Tá certo… Que bom que deu pra entender tudo. Hoje ele vai pra casa com essas receitas pra ajudar ele a se sentir melhor, e qualquer dúvida, a equipe do posto pode ajudar, tá bom?
– Tá bom, dotô. Eu sei que ele não vai melhorar, mas a gente vai cuidar dele em casa até onde der!
.
Sei que vão sim. <3″
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s