Apego

por Monica Correia Lima

Resultado de imagem para apego mae de todos

É ponto passivo de discussão, que nosso emocional influencia diretamente em nossa saúde física, e vice versa. Não somos apenas emoção ou físico,  mas somos tudo isso, nosso adoecer pode ser relacionado a qualquer um dos dois ou aos dois ao mesmo tempo, por isso, quando dona Ester entrou no consultório com os olhos cheios de lágrimas porque seu irmão,  do qual tinha cuidado por mais de dez anos, falecera havia poucos dias, prostrada, cansada por ter se dedicado totalmente a ele nos últimos anos, sentia-se vazia. Vazia de sentido, de objetivo e de senso de valor.

Antes ela ainda ajudava na pastoral, cuidava de crianças desnutridas, de famílias com necessidades mas, cada vez que algo ruim acontecia a qualquer um deles, até uma adolescente que morreu atropelada na pista, ela adoecia. Não pode perder ninguém, todos são minha responsabilidade, são meus. A enfermeira da equipe é terapeuta de floral e já sabia exatamente como ajudá-la.

Hoje ela chega para retorno, com lágrimas nos olhos novamente, seu irmão foi atropelado na pista há menos de 2 meses, ela olha pra mim e diz, estou melhor, sei que as pessoas não vão ficar para sempre, me apego demais às pessoas, a perda é ruim, mas não adoeci mais, sinto saudade, não me conformo com a morte tão brutal, mas não fiquei doente, estou melhor. Então viro para ela e digo: E agora vamos falar de negócios? Temos uma reunião em setembro para organizarmos o conselho local de saúde. Que tal conversarmos sobre os atropelamentos na pista? Ela abre um sorriso e seu brilho no olhar, de ter valor, de ajudar e cuidar, reacende.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s