Médica de burocras

charge2009-burocracia

por Márcia Santos

E ontem tivemos mais um causo.

Dona Célia* já era minha velha conhecida na unidade. Vou relembrá-los:

Em 2013, chamei o nome dela que já aguardava a consulta por algumas horas. Quando perguntei qual motivo a levou até a clinica, ela respondeu que ia receber um benefício por conta da saúde debilitada mas, para isso, precisava abrir uma conta no Itaú.

Sim. Era essa a demanda dela.

Aqueles milésimos de segundos em que utilizei o raciocínio tipo 1 buscando respostas rápidas na mente para esse “problema médico” ao mesmo tempo que me surge na cabeça o pensamento “tá de sacanagem”.

Nada.
Vazio. Mente vazia.
Zero scripts mentais.
Silencio.
Meu rosto refletindo nos olhos da dona Célia que aguardava minha resposta.

Acionei o raciocínio tipo 2: busca na literatura. Entrei no google e busquei o endereço da agência mais próxima e as linhas de ônibus que a levariam até lá.

“Mais alguma coisa?”
“Não doutora, só isso mesmo, obrigada.”

Pois ontem, dona Célia voltou.
Fez 65 anos semana passada.
Tinha agora direito ao RioCard Senior, cartão de gratuidade para o transporte público municipal.
Um irmão informou a ela que precisaria tirar a foto pro cartão. E ela foi lá, na clínica, para eu tirar a foto dela. ❤️❤️❤️❤️❤️

É mto amô, minha gente ❣️❣️❣️

Como já conhecia a paciente, (longitudinalidade linda) entrei no site do RioCard e agendei dia e horário no posto de atendimento que dona Célia escolheu. Ganhou abraço de parabéns. Ficou de voltar semana que vem pra dar outro abraço, pelos “meus” parabéns.

Fui dormir pensando que era uma médica de burocracias, mas acordei com a certeza de que acolho as demandas dos pacientes.

Me arrependi de não ter tirado uma selfie, mas depois ia ser complicado pra dona Célia entender que aquela foto não bastava.

*Nome da paciente foi trocado pra eu não levar bronca.

Um comentário sobre “Médica de burocras

Deixe um comentário

