Carmélia

 2016-11-13-08-17-42

Por: Bianca Forreque

Há 3 meses, numa consulta muito descontraída, Dona Carmélia* me respondeu que o que mais fazia falta na sua vida era ter um namorado. Ela é dessas mulheres com viço, brilho nos olhos e, mesmo aos 85 anos, ainda cheia de energia – embora no nosso encontro estivesse desanimada, com sintomas de solidão. Me lembro ter sugerido a ela sair mais vezes de casa, ir pro forró, permitir-se mais – mas ela dizia que não queria encontrar um homem “por aí”: queria um homem “digno”, entregue por Deus. Ela se afundara na cadeira, suspirante: acreditava piamente que não encontraria outra companhia – e o longo período de 10 anos de solidão logo seriam 15, talvez 20.
E eu pensei comigo mesma que, com tamanha exigência por parte dela e pela sua idade, ela provavelmente estava certa na sua previsão.

      Hoje ela vem à consulta, ainda mais radiante do que o normal. Dá-me um abraço daqueles bem apertados logo ao me ver e mal consegue esperar entrar no consultório para contar: está amando de novo. Narra a história, explica que ele bateu à sua porta, sem mais nem menos. É seu inquilino, seu amante e seu motivo de felicidade já há algumas semanas. A senhora de 85 anos, outrora desacreditada da paixão, é, agora na minha frente, novamente uma moça de 26 anos – tão apaixonada quanto eu. Com um brilho diferente nos olhos, a pele ainda mais vistosa, o sorriso ainda mais largo.

É, meu bem. Esse tal de Amor chega pra todos nós, quando menos esperamos! Pode ser depois de uma longa estiagem, pode ser depois de nunca. Mas chega. Não quer saber de quantos anos você tem, ou do que você fez no verão passado. Não se importa se você é muito exigente. Ele chega sem pedir licença. E quando ele vem, corre o risco de ficar. Talvez para sempre, na eternidade de enquanto durar.

*nome fictício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s