O peso das emoções

por Luís Vilela

pesodasemoções

Quarta-feira, final de tarde, as notícias não eram animadoras no grupo do WhatsApp da unidade de urgência. O plantão estava com desfalque médico na parte da manhã e da tarde. Chego a unidade de pronto atendimento, as 19:00hs e me batem nas costas, dizendo: “boa sorte! Você vai precisar…” “Está preparado?” (Sou um cara de sorte e nasci preparado, então estou de boa) Pelo menos a noite estávamos com a escala completa. Encontro um “bolo” de fichas, o primeiro paciente que chamei tinha dado entrada às 10 da manhã (Hoje à noite vai ser longa…). Empenhado em dar dinâmica aos atendimentos chamo os pacientes o mais rápido possível e, como de costume, observo a equipe comprometida em atender aquelas pessoas que já aguardavam há tanto tempo. Perto das 21:00, leio a pré consulta da enfermagem: “vômitos, pós operatório de cirurgia bariátrica”.

Na minha mente vieram várias hipóteses de complicações decorrentes da cirurgia, (falta de vitaminas, fístula¹, estenose²). Entra em minha sala uma senhora com aproximadamente 50 anos, sem obesidade. Ela se senta e logo diz:

-Doutor, não queria incomodar, sei que hoje está muito cheio, mas eu não consigo mais aguentar. Tenho vomitado, principalmente depois que como.”

– Há quanto tempo você fez a bariátrica?

– Há um ano.

– E quantos quilos você perdeu?

– Perdi 60 quilos.

– Há quanto tempo você começou a vomitar?

– Cerca de um mês e meio.

-Isso já tinha acontecido antes, depois da cirurgia?

– Não.

– Entendo. (Tem algo há mais aí, deixa ela falar)

– Eu ando muito nervosa, a minha mãe morreu há dois meses, disse com lágrimas nos olhos. (Eu sabia)

Levanto e pego papel para enxugar suas lágrimas.

– Depois que minha mãe morreu, meu pai me escolheu para cuidar dele, hoje ele mora comigo. Meu pai dá muito trabalho, ele é dominador e fica mandando em mim o tempo todo.

– Entendo. (E o que mais?)

– Acho que eu tenho saído da dieta um pouco. (Danadinha.)

– Você tem chorado muito ultimamente?

– O tempo todo… Não tenho paciência para meu pai e suas reclamações me afetam muito.

– Quando você tem retorno com seu cirurgião?

– É daqui duas semanas. Você acha, doutor, que isso pode estar me afetando?

– Eu acho, sim.

Convido-a para deitar na maca para realizar o exame. Os dados vitais estavam normais, os olhos eram tristonhos, o excesso de pele evidenciava a grande perda de peso, o abdômen era flácido. Ela não tinha dor, não tinha náusea ou outras queixas naquele momento.

– Estou aqui pensando como posso te ajudar. Parece que está tudo bem com a cirurgia, mas a dificuldade pode estar no relacionamento com o seu pai e nas atribuições do papel de cuidadora.

– Eu preciso de uma coisa para me ajudar, não quero descontar as coisas na comida, nem posso mais. Não consigo mais.

– Não costumo iniciar alguns medicamentos aqui na urgência, mas vou abrir uma exceção no seu caso, pois, acho que vai te ajudar nos seus sintomas. Você precisará de acompanhamento com o seu médico de referência.

– Ah doutor, eu agradeço! Acho que eu preciso mesmo. Quando eu passar com meu cirurgião, também tenho consulta com a psicóloga.

– Não falte a consulta. Você tem irmãos?

– Comigo são 12 irmãos.

– Acho que você poderia conversar com seus irmãos para compartilhar os cuidados com seu pai. Se são 12, em um ano da um mês para cada. Risos.

– É verdade, doutor, disse ela sorrindo. Mas ele que me escolheu… Vou conversar com eles, não aguento mais. Muito obrigada mais uma vez.

Saiu com um semblante mais vivo e decidido. Eu respirei fundo… A porta entreaberta mostrou uma fila que serpenteava na sala de espera. Hoje a noite vai ser longa…

1 – Fístula = canal patológico que cria uma comunicação entre duas vísceras (fístula interna) ou entre uma víscera e a pele (fístula externa).

2 – Estenose = estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.

2 comentários sobre “O peso das emoções

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s