Etapas da consulta

por Daniel Puig

Anamnese #identificação

(Sugestão de leitura sinestésica: Quinteto Armorial – Do Romance ao Galope Nordestino, 1974 [álbum completo])

 

Toda ela gargalhava. Balançava, jogando o corpo para trás. E quando Conceição sorria, a pele do rosto vincada de tempo – de água pouca – deixava ver, mais fundas, as marcas em volta dos olhos, de enxada rasgando o barro seco. Lá, em se plantando nem sempre dá. Por dentro era farta. Fértil. Seguiam os dados de identificação. Naturalidade.

– E a terra da senhora qual é?

– Minha terra é onde eu tô…

O espanto de quando nada mais resta a fazer diante de uma frase lapidar. Silêncio de pura beleza!

– …mas meu umbiguinho tá enterrado é em São José do Brejo da Cruz…

 

Anamnese #queixa principal

Tá tudo ruim! Minha filha [diziam que era esquizofrênica e dependente de cocaína]teve um surto depois de usar muita droga. Chegou em casa pedindo o cartão da menina[que permitia o saque do benefício da previdência social, direito que assistia à neta, exposta no parto-desamparo, ao vírus daquela doença cujo nome não se diz e aprisionada, pelo que a linguagem e o comportamento revelavam, no mundo da infância precocemente interrompida a partir dos cinco anos – nasciam-lhe pelos inoportunos, os seios cresciam… a inocência do corpo se esvaía]. E eu crio ela desde que nasceu! Ela quebrou a casa toda! Um tanto de coisa que eu ainda tava pagando. Me agrediu. A pensão esse mês, meu marido não deu. Ficou tudo com ele! Não posso sair e deixar a menina com ninguém [treze anos e corpo de mulher. Miúda, vulnerável…]”.

Silêncio de cristalina tristeza. Os olhos de Josefa apertaram e as lágrimas desciam pelo rosto crestado de sol – feito o chão da sua terra, “distante umas horas de João Pessoa”. O choro era como a força. Abundantes! Enchia os vincos feitos pelo tempo e a dor. Rio perene. O único certo de não secar à sua volta.

 

Anamnese #conduta

– Eu, se pudesse, queria que a senhora não passasse por isso tudo!

– …

– Podemos pedir alguma ajuda, dividir com mais alguém pra atinar com o que fazer… Mas agorinha o que posso fazer pela senhora?

– Minha receita, doutor. E um abraço!

Atrás da bata branca, o rosto liso – de conforto, sossego e sombra –, sem sulco de muita luta, se inundou de lágrima eivada do Rio Perene. Transposição. E choraram juntos o “doutor” e Josefa. Nascente.

2 comentários sobre “Etapas da consulta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s