O médico de família é um conhecedor de gentes, um contador de histórias

por Marina Galhardi

Ajeito a xícara de café numa manhã fria dessas de outono e releio alguns textos antigos. Textos de quando eu ainda não era estudante de medicina, nem médica, nem médica de família e comunidade. Busco porquês.

Escrevi sempre, foi meu jeito de expressar sentimentos desde que aprendi. Quando já estudava medicina, no entanto, esses escritos foram virando outra coisa. Histórias de pessoas que fui conhecendo por detrás de suas doenças.

Num desses textos, de cinco anos atrás, escrevi sobre imperturbabilidade. Um professor me disse, certa vez, que o médico deveria ser imperturbável, mesmo no caos, no excesso de pacientes e falta de recursos, mesmo nos contextos sociais complexos, mesmo diante da morte e de nossos próprios sentimentos. Deveríamos, imperturbáveis, manter a calma, seguir nosso raciocínio clínico e ser eficientes. Guardei na memória a lição com a qual concordei discordando. No texto em questão me desculpava, professor, por ter falhado na imperturbabilidade. Completamente.

Escrever foi e ainda é transgredir e permitir me perturbar. É minha resistência de ser gente antes de ser médica. Hoje, como médica de família e comunidade, sou conhecedora de gentes – que às vezes possuem doenças – e contadora de histórias. Conto suas histórias com a expectativa de afetar tanto quanto elas me afetam. E que o afeto seja revolucionário, pois “aquele que sofre não é curado por alguém que se mantém a distância” (McWhinney).

Um comentário sobre “O médico de família é um conhecedor de gentes, um contador de histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s